1 Metabolismo do Cálcio:
Cerca de 50% do cálcio corporal encontram-se na forma ionizada; 40% estão ligados a proteínas (principalmente à albumina) e quase 10% circulam em complexos com fosfato e citrato (tabela 1). O cálcio ligado a proteínas não sofre interferência de hormônios, só o cálcio ionizado é que tem papel regulatório e só esta fração é regulada pelo PTH e pela vitamina D, porém o aumento no citrato ou do fosfato pode alterar o cálcio ionizado na medida que aumenta o cálcio ligados a estes sais e diminui o cálcio ionizado, podendo levar até a tetania (Ex.: transfusão sangüínea com anticoagulante [citrato], rabdomiólise [aumenta fosfato e pode precipitar sais de fosfato de cálcio em tecidos].
As principais funções são:
- no meio extracelular:
a) excitação e contração muscular;
b) transmissão sináptica;
c) agregação plaquetária;
d) coagulação;
e) secreção hormonal.
- no meio intracelular: a concentração é cerca de 10000 vezes menor que no meio extracelular e este gradiente é mantido por um fluxo transmembrana feito através de uma bomba de Ca ATP dependente e uma Na+ Ca+2 exchanger.
Funções:
a) segundo mensageiro intracelular;
b) divisão celular;
c) mobilidade celular;
d) contração muscular;
e) secreção;
f) transporte transmembrana.
O objetivo do sistema homeostático do cálcio é manter níveis constantes de cálcio ionizado no fluido extracelular para o caso de necessidade de cálcio nas células, osso e excreção renal.
O PTH e a vitamina D são sensíveis a alterações muito pequenas nos níveis de cálcio e regulam-no tanto no intestino como no osso e no rim. O receptor de cálcio é uma proteína de 120 kDa da família dos receptores com 7 domínios transmembrana e está localizada tanto na paratiróide como em outros locais (células C da tiróide, néfron distal).
Leia mais acesse: http://www.angelfire.com/ri/josivan/metabosseo.html