17 de nov. de 2010

Refrigerantes e sucos associados ao risco de desenvolver diabetes

 Consumo excessivo de refrigerantes, sucos e bebidas açucaradas, aliados ao ganho de peso pode contribuir para o aparecimento de diabetes, afirma estudo
Segundo especialistas, a ingestão dessas bebidas e outros alimentos açucarados deve ser controlada, no intuito de reduzir a obesidade e as doenças associadas ao excesso de peso.
Avaliando 310 mil participantes e 15 mil casos de diabetes, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que os indivíduos que fizeram um maior consumo de bebidas doces – uma ou duas porções por dia (cerca de 340g), tinham 26% mais chances de desenvolver diabetes do que aqueles que tinham um consumo menor. Foi observado também que o consumo excessivo de bebidas açucaradas estava associado ao risco de 20% para desenvolver doença metabólica. Surgindo assim, um conjunto de fatores para desenvolver doenças cardíacas.

O ganho de peso, o risco de sobre peso e obesidade têm sido associados ao consumo excessivo de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, chá gelado e bebidas energéticas, afirmam os pesquisadores.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 11 milhões de brasileiros são diabéticos. E segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes está se tornando a epidemia do século, atingindo cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo, porém, aproximadamente a metade dos portadores da doença não sabe que são diabéticos. Dosagem de glicose no sangue pode confirmar o diagnóstico de diabetes.
Por isso é que se torna importante a prevenção com alimentação saudável (equilibrada), prática regular de atividades físicas, controle de peso.
Estudo publicado neste mês de novembro na revista científica Diabetes Care, aponta que o consumo em excesso de refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas com açúcar, aliado ao ganho de peso, pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.