17 de out. de 2011

Presença da Nefrina na urina pode ser um importante marcador precoce de doença renal

A Nefrina é uma proteína encontrada em células especializadas, chamada podócitos, necessárias para que a filtragem renal funcione corretamente. A sua presença na urina significa que os rins sofreram algum tipo de lesão, e o processo de filtragem do sangue foi comprometido.
A doença renal crônica é uma grande preocupação de saúde pública em todo o mundo. Em paciente com diabetes do tipo II, essa preocupação é ainda maior.
Na rotina atual a presença de albumina urinária (microalbuminúria) e sua relação com a creatinina urinária, pode levar ao diagnóstico da doença, porém esses parâmetros sofrem diversas influências. No entanto, vários estudos revelaram que mais de 10% dos pacientes que testaram negativo para a albumina podem ter capacidade de filtração renal reduzida, resultando em doença renal crônica.
Recentemente, pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveram um novo kit que permite o diagnóstico mais precoce e preciso da doença renal diabética crônica.
A detecção precoce da proteína essencial vai permitir a detecção inicial da doença, ajudando na intervenção terapêutica mais eficaz, minimizando os riscos de desenvolver doença renal ou cardiovascular.
Daniel Ng e sua equipe de pesquisadores, realizaram um estudo em 381 pacientes com diabetes tipo II, em Cingapura. Amostras de urina dos pacientes foram testadas para a presença de ambas nefrina e albumina. Amostras de sangue também revelaram as taxas de pacientes de filtração glomerular estimada (EGFR), que serve para indicar o bom funcionamento renal.
Os pacientes que tinham função renal reduzida apresentaram positivos para a nefrina. Essa relação foi verdadeira mesmo para pacientes com níveis normais de excreção de albumina na urina, que teriam sido tradicionalmente considerados como tendo baixo risco de doença renal.
A nefrinúria pode ser um importante marcador precoce de doença renal e que pode fazer a diferença na gestão desses pacientes doentes.
O referido exame ainda não está disponível em nível de diagnóstico.