30 de jul. de 2011

Potência imunológica contra gripes

Anticorpos que podem ser também chamados de imunoglobulinas são proteínas produzidas pelo organismo quando este é “invadido” por algum agente nocivo “antígeno”. Eles promovem a defesa do organismo
Recentemente um grupo de cientistas suíços descobriu um anticorpo que ataca todos os tipos de vírus da gripe influenza A, que inclui gripe suína, gripe aviária, e gripe espanhola.
Essa descoberta certamente contribuirá para que se descubra uma vacina única para os diversos tipos de gripe e, quem sabe, não necessite reforço anual como se faz atualmente.
O cientista Dr. Steven Gamblin, que descobriu o novo anticorpo juntamente com seus colegas John Skehel e Antonio Lanzavecchia estão bastante animados com a nova descoberta.
Eles analisaram mais de 100.000 amostras de células imunológicas de pacientes que tiveram gripe ou que tomaram uma vacina sazonal contra a gripe, daí isolaram o “super anticorpo”.
O anticorpo chamado FI6, ataca uma proteína encontrada na superfície de todos os vírus da influenza A, chamada hemaglutinina.
Essa hemaglutinina tem sido o alvo de todas as tentativas de neutralizar os vírus da gripe.
É uma coisa inédita identificar um anticorpo que ataque todos os 16 subtipos de vírus existente nos dois grupos.
Que venha logo essa super vacina!

24 de jul. de 2011

Mais uma para ajudar emagrecer

Repetir as mesmas refeições todos os dias pode ajudar a emagrecer
Comer a mesma comida todos os dias pode levar a emagrecer, revela um estudo no EUA.
O ato de comer a mesma comida todos os dias, deixaria as pessoas desinteressadas a comer cada dia come menos levando a perda de peso.
No estudo, mulheres comeram apenas macarrão com queijo durante uma semana e foi observado que elas ingeriram 100 calorias a menos todos os dias, quando comparado à quantidade de calorias consumidas normalmente pelas participantes.
Segundo a professora Shelley McGuire, da Washington State University (EUA), o estudo “provê uma nova peça muito interessante ao quebra-cabeça da obesidade por sugerir que a monotonia das refeições pode realmente levar ao consumo reduzido de calorias".