Qual o melhor? Teste quantitativo ou qualitativo no sangue? Quanto tempo deve-se esperar para fazer o teste?
Teste de gravidez é o exame que pesquisa a fração beta do hormônio gonadotrofina coriônica humana (beta hCG ). Este hormônio é produzido normalmente durante todo o ciclo menstrual da mulher. No período da ovulação, havendo fecundação do óvulo, o aumento da produção deste hormônio determina presença de gravidez. Ele pode estar presente na urina ou no sangue.
No homem a presença desse hormônio pode ser indicativa de reação tumoral de testículos que deve ser investigada, o teste de Beta hCG servirá de acompanhamento do tratamento.
Existem dois tipos de testes para investigar gravidez. O realizado no sangue ou na urina. Sendo que no primeiro caso, você pode realizar o teste qualitativo que apenas diz se tem ou não gravidez. Já o quantitativo, que além de dizer se tem ou não gravidez, mensura a concentração do hormônio na mulher, dando uma estimativa de semanas de gestação.
O jejum é dispensável para este exame. A urina deve ser a primeira da manhã, pois a concentração do hormônio é maior nesse período.
Nos testes qualitativos não são os de melhor escolha devido à alta taxa de falso negativo. Nele, a mulher precisa estar eliminando uma concentração maior do hormônio para que ele possa ser detectado.
Os testes existentes no mercado variam muito a sensibilidade técnica, quanto maior for a sensibilidade, maior a chance de detectar o hormônio e diagnosticar a gravidez. Geralmente a sensibilidade dos testes existente no mercado varia de 20 a 25 mUI/mL.
Os testes de farmácia podem ser usados, porém, alguns cuidados devem ser tomados, como investigar a sensibilidade do teste, se o for teste negativo, pode não ser ausência de gravidez, Sendo positivo deve-se procurar o médico para realização do teste laboratorial no sangue.
O ideal é que se realize o teste quantitativo no sangue, pois esse detecta gravidez mais cedo do que o qualitativo e do que o da urina, entre sete a dez dias após a fecundação, sem precisar atraso menstrual. Já o de urina necessita esperar duas a três semanas após a fecundação. Pode-se também aguardar o quinto dia do atraso menstrual para realização do teste.
Testes realizados muito precocemente podem apresentar resultados falsos negativos ou falsos positivos.
Os testes positivos realizados precocemente devem ser confirmados com a evolução clínica, pois podem ocorrer micro abortos espontâneo nesta fase da gestação.
Já os testes negativos, devem ser retestados uma semana depois, dependendo do período de atraso menstrual de cada mulher.
Importante: Medicamentos em geral não afetam o exame de gravidez. Porém, os medicamentos que possuam gonadotrofina coriônica em sua composição podem apresentar resultado falso positivo.
Fumo, álcool, drogas de abuso, não devem ser utilizados para as mulheres que desejam engravidar. Consulte o SIAT, através do siat@ufba.br , para informações sobre o uso de drogas, substâncias em geral que podem alterar o bom desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante.
Sempre que tiver dúvida se existe gravidez ou não, o melhor é procurar um laboratório confiável para realização do teste beta hCG quantitativo no sangue e consultar o médico.