8 de jan. de 2011

"Embriaguez desperta"

Mistura de energéticos e bebidas alcoólicas levam à “embriaguez desperta” e aumenta o risco de desenvolver alcoolismo
Pesquisa realizada nos Estados Unidos, observou forte associação entre o consumo de bebidas energéticas e o risco de desenvolver alcoolismo.
Foram avaliados dados de mais de 1 milhão de estudantes universitários, dos quais 10,1% disseram ingerir energéticos pelo menos uma vez por semana. Aqueles que têm um elevado consumo (52 vezes ou mais no ano), apresentaram um risco maior em desenvolver dependência de bebidas alcoólicas e se embebedavam mais e mais cedo (em relação à idade) do que os demais.
Os energéticos têm muita cafeína podendo levar à insônia e a diversos outros problemas, destaca o estudo.
A mistura de energéticos e bebidas alcoólicas pode levar a um estado de “embriaguez desperta”, quando a cafeína existente na bebida mascara a sensação de embriaguez sem reduzir os prejuízos causados pelo estado alcoólico.
O resultado é que o usuário se sente menos bêbado do que realmente está, o que pode levar a consumir quantidades ainda maiores de bebida.
Os resultados desta pesquisa reforçam a necessidade de mais investigações a respeito dos possíveis efeitos negativos para a saúde causados pelas bebidas energéticas e dos riscos de seu consumo quando misturado com bebidas alcoólicas.
Segundo a Dra. Amélia Arria, pesquisadora da Universidade de Maryland, a cafeína não se opõe ou cancela os prejuízos associados com a embriaguez, ela apenas disfarça os sinais mais óbvios desse estado.
Então, aqueles que apreciam o sabor das misturas, com a chegada do verão, das festas de final de ano e do carnaval, períodos onde tudo é mais exacerbante, cuidado. E não esquecer que bebida e direção não combinam!