O hábito de andar de bicicleta por muito tempo pode afetar a função sexual dos homens, afirma pesquisa
Segundo pesquisadores da University of Illinois nos Estados Unidos da América (EUA), a pressão exercida pelos assentos das bicicletas pode cortar o fluxo sanguineo para os órgãos genitais masculinos.
Os pesquisadores desenharam, então, um estudo que mede com precisão a pressão colocada sobre a anatomia masculina ao andar de bicicleta.
Voluntários andaram por cinco minutos de bicicletas de designs diferentes que tinham sensores finos e flexíveis que enviavam informação em tempo real para um equipamento que ficava nas suas mochilas.
Um radiologista, através de um aparelho de ultrasonografia determinava quanto de pressão bloqueava totalmente o fluxo sanguineo para o órgão masculino de cada voluntário.
No estudo foram observadas as diferentes formas que os assentos agem no fluxo sanguineo do órgão masculino e as variações de acordo com a anatomia, postura e hábitos dos homens.
É provável que esse estudo ajude a desenhar assentos de bicicletas que atuem de forma segura no fluxo de sangue para o pênis.
Importante lembrar que o hábito de pedalar influencia nos exames prostáticos, como o PSA, por exemplo.