Doar sangue não dói, não emagrece nem engorda, não engrossa e nem afina o sangue, não vicia, não afeta a saúde de quem doa, não demora mais que 30 minutos e salva diversas vidas
Doar sangue é um ato de solidariedade e que salva diversas vidas, porém muitas dúvidas ainda acometem os doadores.
Ajudar ao próximo está no sangue do povo brasileiro. Sabe-se que somos um dos povos mais solidários do planeta.
Milhares de bolsas de sangue são necessárias diariamente para que se possa atender à demanda gigante no nosso país. Uma única unidade de doação salva a vida de três pessoas. Mas uma série de mitos impede a população de praticar esse gesto com a frequência necessária.
Quem tem acima de 18 anos de idade e pesa mais de 50 kg, pode ser um doador de sangue. Lógico que antes da doação é importante que o candidato passe por um processo de triagem clínica para avaliar as possibilidades de se tornar um doador. Caso seja aprovado na triagem, é encaminhado munido do documento de identificação com foto para a doação, no sangue dele serão testado diversos parâmetros laboratoriais como: HIV, VDRL (sífilis), sorologia para hepatites A, B, C, doença de Chagas, grupo sanguíneo e fator Rh, entre outros.
Doar sangue não dói, não demora mais que 30 minutos, todo material utilizado na doação é descartável, o organismo recupera o que foi doado em 24 horas, não afeta a saúde de quem doa e salva várias vidas.
Doador do sexo masculino pode doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e sexo feminino três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Ambos os sexos com idade entre 60 e 65 anos podem doar duas vezes ao ano, com intervalo de 6 meses.
Doador do sexo masculino pode doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e sexo feminino três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Ambos os sexos com idade entre 60 e 65 anos podem doar duas vezes ao ano, com intervalo de 6 meses.
É necessário que o doador esteja alimentado (evitar dieta gordurosa) no intervalo mínimo de 2 horas da última refeição, descansado.
As mulheres que acabaram de dar à luz, devem esperar três meses se o parto for normal, se for cesariana deve esperar seis meses e se estiver amamentando deve esperar doze meses. As mulheres que estiverem menstruadas podem doar sangue sem nenhum problema. As que foram submetidas a abortos devem esperar três meses.
Quem não pode doar sangue:
Quem se vacinou para hepatite B, nas 48h após a vacinação;
Diabéticos que utilizam insulina, que estão descompensados, com alterações cardiovasculares, entre outras;
Portadores de anemias;
Usuários de drogas ilícitas;
Possuidores de comportamento de risco (múltiplos parceiros sexuais);
Vítimas de estupro;
Portadores de doenças infecciosas;
Usuários contínuos de medicamentos (consultar o serviço de hemoterapia);
Portadores de gripes, resfriados, (recomenda-se que esperar sete dias após a cura para efetuar a doação);
Portadores de tatuagem há menos de 1 ano;
Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 10 anos;
Mulheres grávidas;
Deixe o preconceito e a preguiça de lado e doe sangue, o seu gesto vai salvar várias vidas e você vai ter a sensação agradável de dever cumprido.
Procure o Serviço de Hemoterapia da sua cidade!
Acesse:http://migre.me/16nL0