20 de ago. de 2010

Doação de sangue: Mitos e Verdades


Doar sangue não dói,  não emagrece nem engorda, não engrossa e nem afina o sangue, não vicia, não afeta a saúde de quem doa, não demora mais que 30 minutos e salva diversas vidas

Doar sangue é um ato de solidariedade e que salva diversas vidas, porém muitas dúvidas ainda acometem os doadores.
Ajudar ao próximo está no sangue do povo brasileiro. Sabe-se que somos um dos povos mais solidários do planeta.
Milhares de bolsas de sangue são necessárias diariamente para que se possa atender à demanda gigante no nosso país. Uma única unidade de doação salva a vida de três pessoas. Mas uma série de mitos impede a população de praticar esse gesto com a frequência necessária.
Quem tem acima de 18 anos de idade e pesa mais de 50 kg, pode ser um doador de sangue. Lógico que antes da doação é importante que o candidato passe por um processo de triagem clínica para avaliar as possibilidades de se tornar um doador. Caso seja aprovado na triagem, é encaminhado munido do documento de identificação com foto para a doação, no sangue dele serão testado diversos parâmetros laboratoriais como: HIV, VDRL (sífilis), sorologia para hepatites A, B, C, doença de Chagas, grupo sanguíneo e fator Rh, entre outros.
Doar sangue não dói, não demora mais que 30 minutos, todo material utilizado na doação é descartável, o organismo recupera o que foi doado em 24 horas, não afeta a saúde de quem doa e salva várias vidas.
Doador do sexo masculino pode doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e sexo feminino três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Ambos os sexos com idade entre 60 e 65 anos podem doar duas vezes ao ano, com intervalo de 6 meses.
É necessário que o doador esteja alimentado (evitar dieta gordurosa) no intervalo mínimo de 2 horas da última refeição, descansado.
As mulheres que acabaram de dar à luz, devem esperar três meses se o parto for normal, se for cesariana deve esperar seis meses e se estiver amamentando deve esperar doze meses. As mulheres que estiverem menstruadas podem doar sangue sem nenhum problema. As que foram submetidas a abortos devem esperar três meses.
Quem não pode doar sangue:
Quem se vacinou para hepatite B, nas 48h após a vacinação;
Diabéticos que utilizam insulina, que estão descompensados, com alterações cardiovasculares, entre outras;
Portadores de anemias;
Usuários de drogas ilícitas;
Possuidores de comportamento de risco (múltiplos parceiros sexuais);
Vítimas de estupro;
Portadores de doenças infecciosas;
Usuários contínuos de medicamentos (consultar o serviço de hemoterapia);
Portadores de gripes, resfriados, (recomenda-se que esperar sete dias após a cura para efetuar a doação);
Portadores de tatuagem há menos de 1 ano;
Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 10 anos;
Mulheres grávidas;
Deixe o preconceito e a preguiça de lado e doe sangue, o seu gesto vai salvar várias vidas e você vai ter a sensação agradável de dever cumprido.

Procure o Serviço de Hemoterapia da sua cidade!

Acesse:http://migre.me/16nL0

18 de ago. de 2010

Existe uma fórmula para retardar o envelhecimento?


Envelhecer todo mundo vai um dia. Agora envelhecer com dignidade apenas alguns irão.
Uma fórmula infalível para retardar o envelhecimento  não existe, pois o processo é comum no ser humano, sendo caracterizado pelo desgaste de diversas partes do corpo.
A pele, e o organismo como um todo, também sofrem as conseqüências do processo de envelhecimento, algo que se torna tão evidente pelo fato de ela ser o envoltório protetor do corpo. Mas porque envelhecemos?
A pele é constituída de duas camadas firmemente unidas, a epiderme e a derme. A epiderme é constituída por várias camadas de células achatadas e justapostas. A camada mais interna, denominada epitélio germinativo, é a responsável pela produção de novas células, que empurram as mais velhas em direção a superfície do corpo. Já as camadas superficiais se tornam repletas de queratina e morrem, tornando-se, assim, um revestimento impermeável à água e resistente ao atrito, denominado de camada córnea ou queratinizada.
Importantes células da epiderme são os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina, e os queratinócitos, responsáveis pela produção de queratina.
A derme é a camada logo abaixo da epiderme. Ela contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. A principal célula desse tecido é o fibroblasto, responsável pela produção de fibras e da substância amorfa.
O envelhecimento da pele pode ser de modo intrínseco (envelhecimento natural), a pele se apresenta seca e pálida, com rugas, sem elasticidade e modo extrínseco (incidência do sol com sua radiação ultravioleta), a pele apresenta amarelada, enrrugada, pigmentação irregular, e pode apresentar lesões pré-malignas.
Hoje, com o aumento da expectativa de vida, o ser humano tem buscado, de forma incessante, um modo de rejuvenescer. A pele, nesse contexto, tem sido alvo de estudos pela indústria farmacêutica de cosméticos e pelo ramo dermatológico, que desenvolveu diversos procedimentos médicos com essa finalidade. Entretanto, essas medidas são apenas paliativas, que dão efeitos superficiais de retardo do envelhecimento cutâneo, mas que no longo prazo não interrompem o processo de envelhecimento.
Usar protetor solar diariamente, mesmo na sombra, promover limpeza de pele periodicamente com esteticista ou dermatologista, tratamento com ácidos, principalmente neste período onde o sol está ausente, ter boas noites de sono, alimentação saudável com baixíssimo teor de gordura, controle hormonal adequado... são apenas algumas das medidas para que esse processo de envelhecimento se retarde.
DICAS DE UMA LIMPEZA BÁSICA:
Pela manhã: a higienização remove as secreções eliminadas durante a noite e "acorda" a pele, preparando-a para a hidratação.
Evite lavar o rosto com água quente. Use água morna ou fria. A água quente resseca a pele e as rugas aparecem.
Molhe o rosto com água fria ou morna, aplique o sabonete de preferência neutro e faça movimentos circulares e ascendentes com os dedos em todo o rosto.
Enxágüe o rosto com bastante água. Repita o enxágüe para garantir que o produto foi removido. O acúmulo do produto deixa a pele opaca.
Seque, pressionando com delicadeza uma toalha bem fofa sobre o rosto, deixando-o um pouco úmido. Nunca esfregue a toalha no rosto.
À noite: produtos de limpeza eliminam as impurezas acumuladas durante o dia, como óleo, poluição, pó e maquiagem. Essas sujeiras do dia ficam impregnadas na pele, portanto, use um algodão embebido com loção indicada pela esteticista.
Importante: mesmo que esteja exausta, jamais vá dormir sem limpar o rosto: a pele fica opaca e sem vida.
Espalhe um pouco de loção de limpeza na testa, nariz, bochechas e queixo.
Remova o produto com algodão, sempre de baixo para cima. Este gesto elimina as impurezas do rosto. Depois, enxágüe com água em abundância - se quiser.
Cuide-se e tenha uma pele saudável!

16 de ago. de 2010

CUIDANDO DO CORPO E MELHORANDO A CABEÇA

                           O VERÃO TÁ CHEGANDO!
Logo ali chega o verão e a temporada de corridas, exercícios físicos nas academias começam a surgir. O ideal é que desde já o médico seja procurado para uma avaliação completa acompanhada de exames ergométricos, espirométricos e as análises laboratoriais, entre outros, que irão prevenir problemas futuros.
A avaliação laboratorial é um importante aliado na avaliação metabólica de um individuo que deseja fazer exercícios físicos e são indispensáveis as seguintes os seguintes exames:
Hemograma: Verifica a presença ou não de anemias diversas, o número de hemácias no indivíduo. Hemácias são glóbulos vermelhos que levam oxigênio para diversos órgãos do corpo, além de avaliar a presença de infecções, viroses, entre outras patologias.
Glicemia: Avalia o nível de glicose no sangue do indivíduo, sendo fundamental para controle do déficit deste no organismo que, quando os níveis se encontram muitos elevados pode ser diabetes.
Colesterol total e frações: Exercícios físicos elevam o nível do bom colesterol (HDL), o que é benéfico, mas não garante que o individuo não vai ter doenças coronarianas, principalmente, se ele tiver uma genética favorável. O controle dos níveis desses lipídeos no sangue é de suma importância.
Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio: São minerais fundamentais para a manutenção do equilíbrio corporal, mas que são facilmente perdidos pela urina, suor e fezes. Essa perda é acelerada pelo exercício intenso.
Uréia e creatinina: Sua presença elevada desses parâmetros no sangue do indivíduo pode ser um mau funcionamento dos rins. O rim age como um filtro, selecionando o que é bom para o organismo e excretando o que é tóxico, além de exercer outras funções.
T4 Livre e TSH: São hormônios que controlam a atividade da tireóide e seu desequilíbrio pode ser uma das causas do cansaço exagerado nos indivíduos que são submetidos a esforço físico. O mau funcionamento da tireóide pode causar sérios danos à saúde.
Existem vários outros parâmetros que podem e devem ser avaliados, o médico saberá prescrever todos eles. É muito importante que todo indivíduo que deseja iniciar qualquer atividade física, deve submeter a exames médicos e laboratoriais para ter conhecimento de sua real condição e não ser surpreendido por problemas futuros.
É um grande engano achar que não sentir nada é sinal de que tudo está bem, pois algumas doenças cardíacas são silenciosas, mas podem ser detectadas com exames de rotina que são acessíveis à maioria das pessoas.
ESCOLHA UM LABORATÓRIO DE QUALIDADE!