12 de set. de 2010

AS FARINHAS QUE AJUDAM A EMAGRECER: SERÁ?



Com a proximidade da chegada do verão, toda e qualquer dica para se manter com o corpo em forma vale a pena.
As farinhas emagrecedoras: farinha de banana verde, de soja preta, de feijão-branco e até de berinjela. O que se fala é que elas conservam os nutrientes dos vegetais, que muitas vezes se perdem durante o processo de cozimento e de preparação das receitas, em casa. Além disso, oferecem a praticidade do consumo imediato com benefícios à silhueta e também à saúde.
Recentemente saíram na imprensa as últimas novidades em farinhas emagrecedoras são as versões banana verde, soja preta, feijão-branco e berinjela. Vejamos então as vantagens propostas de cada tipo e que muitos profissionais da área acreditam que ajudam a diminuir as medidas corporais que todo mundo deseja.
Estas farinhas têm uma espécie de proteína (faseolamina) que inibe a absorção de carboidratos (açúcares) no organismo. Falam que pode reduzir em até 20% os índices de carboidratos absorvidos durante as refeições. O aumento de fibras faz com que o metabolismo seja acelerado e auxilie no processo de emagrecimento.
Fala-se também que controlam o nível de açúcar no organismo, diminuem os níveis de colesterol e triglicerídeos. E por serem ricas em cálcio, ajudam a diminuir os fatores de risco para osteoporose.
O uso diário ainda não está bem estabelecido. O que se preconiza hoje é que o uso não ultrapasse 2 colheres de chá por dia.

Será que essas farinhas ditas "milagrosas" funcionam mesmo? Não sei,  o que sei é não faz mal algum em experimentar.
Mas é importante consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso dessas farinhas.