Eu que achava que a chegada do final de semana era o momento de se tirar todo o atraso das noites mal dormidas entre segunda e sexta-feira. Engano, pesquisadores de Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, mostraram num estudo recente que dormir até mais tarde nos finais de semana não tira o atraso do sono acumulado nos dias anteriores.
Homens e mulheres foram monitorados por 13 noites dormindo no laboratório de pesquisa, tendo o sono restrito a seis horas por noite e foi verificada queda na performance das atividades diárias e que essas atividades não foram melhoradas com mais horas de sono nos fins de semana.
Observou-se que dormir por mais horas nos finais de semanas apenas deixou os estudados mais dispostos, mas que permaneceram lentos e um pouco mau-humorados.
Vários estudos mostram que o ideal para a saúde do corpo é dormir entre 6 a 8 horas por dia. É lógico que vários fatores demográficos, raciais, idade, atividade profissional, entre outros, devem ser levados em consideração, para estabelecer a carga de sono ideal para cada individuo.
Sendo assim, vamos procurar dormir bem durante toda a semana, nem muito, nem pouco, não só faz bem à saúde como pode evitar o aparecimento de várias doenças, alterações hormonais indesejáveis e não deixar para os finais de semanas a “compensação” do sono.