Além disso é ridículo, cafona, desagradável e faz um tremendo mal à saúde, principalmente aos homens
O malefício que o cigarro provoca à saúde do ser humano é mais que conhecido. Desde os problemas respiratórios até doenças como câncer que pode levar à morte. O hábito de fumar é mais comum do que se imagina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população dos países desenvolvidos e 50% em países subdesenvolvidos praticam o ato do tabagismo.
No Brasil, aproximadamente 32 milhões de pessoas são fumantes, sendo 30% homens e 20% mulheres. Por ano, morrem cerca de 80 mil pessoas com doenças provocadas pelo hábito de fumar e que poderiam ser evitadas.
Das diversas doenças provocadas pelo fumo temos: câncer de pulmão, de rim, de bexigas, entre várias outras patologias.
Além de todas as doenças provocadas por esse vício, temos a disfunção erétil que atormenta a vida dos homens e porque não dizer também das mulheres. O homem fumante aumenta o risco de desenvolver essa patologia em até 1,5%.
Se a disfunção erétil estiver associada à hipertensão, diabetes e alcoolismo, fica muito mais acentuada.
Outra consequência importante do uso do tabaco é a infertilidade. Vários estudos têm mostrado que o seu uso constante pode afetar a função reprodutiva quanto à qualidade do sêmen produzido, bem como na formação do feto. As mulheres grávidas e que estão amamentado não devem fumar. As que planejam a gestação, devem deixar o cigarro seis meses antes da concepção.
Diante de tantos riscos que o vício do tabagismo traz à saúde, é que as pessoas devem se encorajar para largar essa prática tão maléfica.
Existem vários programas que levam ao abandono do vício, bem como ações medicamentosas que em muitos casos dão resultado.
A lei contra o fumo veio contribuir e muito para que as pessoas deixem a prática de fumar. Os números têm caído de maneira bastante considerável.
Mas o que é importante mesmo é a vontade, o querer de cada um em largar o cigarro. Eu mesmo sou uma prova de que o fundamental é a vontade de deixar de fumar. Fumava há mais de 27 anos e em um dos meus dias que acordei, de ressaca de cigarro e que tudo em mim cheirava a nicotina, cabelo, roupa, hálito. Daí achei que estava sendo um idiota em continuar fumando. Parei e disse: não vou mais fumar, descartei o maço que estava em meu poder e há três anos larguei em definitivo e não sinto falta até hoje. Foi uma batalha vencida dia a dia e hoje me considero vitorioso.
Faça você o mesmo e deixe esse hábito ridículo!
Muito boa a materia meu amigo. Você como sempre inovando, parabéns pelo blog
ResponderExcluirVlw! Acesse todos os dias que sempre terá algo de novo. Se quiser dê sugestões!
ResponderExcluir