14 de jan. de 2011

Consumo de álcool e demência

Consumo de álcool está relacionado à demência, afirma estudo do Jyri Virta, da Universidade de Turku
Pesquisadores das Universidades de Turku, Helsinki e do Instituto de Saúde e Previdência Social da Finlândia, mostraram como resultado de trabalho recente que o consumo de álcool durante a meia-idade está relacionado ao risco que o individuo possui de adquirir demência quando atingir a idade mais avançada. Pessoas que se abstém de álcool e aqueles que consomem em excesso tem o risco aumentado em desenvolver alterações cognitivas do que as pessoas que bebem de forma moderada.
Os diferentes padrões de consumo de álcool foram demonstrados no referido estudo. Tomar grandes quantidades de álcool – o equivalente a uma garrafa de vinho - uma vez ao mês é um fator de risco a danos a capacidades cognitivas. Esse padrão dobra o risco da ocorrência desses danos. Desmaios causados pelo consumo excessivo de álcool também aumenta os riscos. Ou seja, não é apenas a quantidade de álcool consumido pela pessoa que vai afetar a forma como os danos acontecem, mas também o padrão desse consumo.
A identificação desses fatores de risco é extremamente importante no entendimento de várias doenças que levam a demência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário