16 de mar. de 2011

O chocolate excita mais do que o beijo

Recente estudo realizado por cientistas britânicos mostra que o chocolate pode ser mais excitante que um beijo

O chocolate contém nutrientes essenciais para dar energia, bom humor e prevenção da insônia. Alguns destes nutrientes estão ausentes em boa parte da dieta e os cientistas acreditam que o chocolate é sua principal fonte.
Seja ele branco, preto, ao leite, amargo, puro ou com castanhas, o chocolate está na preferência da maioria quando o assunto é doce. Calórico sim, mas com vários fatores benéficos para saúde, essa substância que adoça a vida das pessoas desde 1.500 a.C, tem sido alvo de muitos estudos científicos.
Cientistas britânicos mostraram em estudo recente, que o chocolate pode ser mais excitante que o beijo. Casais foram monitorados por aparelhos e tinham que deixar um pedaço de chocolate com 60% de cacau derreter na boca (sem mastigar) e depois beijar apaixonadamente seu parceiro. Os resultados apontaram que 12 dos voluntários estudados, na faixa de 20 anos, tiveram seus batimentos cardíacos dobrados. Com isso os cientistas concluíram que o chocolate é mais excitante que o beijo.
O chocolate contém uma substância que estimula os batimentos, e que é responsável pelo prazer chamada serotonina. O segredo estaria em deixar o chocolate derreter na boca sem mastigá-lo.
Acredito que essa conclusão seja muito precoce. Mais estudos são necessários para que essa idéia se confirme. Existem vários mitos e verdades no que se refere ao chocolate e  o número de voluntários estudados, com uma faixa etária muito estreita não seria suficiente para uma afirmativa dessa.
Mas não tenho dúvidas que o doce é o mais cobiçado entre vários povos desde o decobrimento da América, quando nada se sabia sobre esse alimento. Acreditam-se que os astecas foram os primeiros a saborear. Eles faziam infusão da semente do cacau e tomavam acreditando ser um poderoso afrodisíaco. Revela a história que havia um imperador que chegava a tomar mais de 50 porções por dia sempre antes de entrar em seu harém. Isso fez com que Cortez, um conquistador europeu e seus homens acreditassem que o chocolate pudesse aumentar a perfomance sexual. Daí nasce todo o mito e verdade em torno do chocolate (líquido quente para os astécas). O uso com moderação é essencial para boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário