Recentemente, foi publicado na revista Nature um artigo científico por Robert H. Lustig, Laura A. Schmidt & Claire D. Brindis, mostrando quanto o açúcar é prejudicial à saúde do ser humano.
O dano causado pelo açúcar é tão grande que se cogita a possibilidade de haver um controle semelhante ao controle do álcool e do fumo.
Regulação do uso através dos impostos extras, proibição de venda em horário escolar e até o limite na compra.
Tabaco, álcool e dieta inadequada são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, câncer e doença cardiovascular. Considerando a alta prevalência de tais doenças e o elevado índice de morbidade e mortalidade das mesmas, as intervenções se justificam como uma questão bastante relevante para a promoção da saúde.
O problema é como controlar a venda já que o uso de açúcar em diversos alimentos do dia a dia é fato. Além disso, é barato e a grande maioria das pessoas gosta do sabor agradável. Seu consumo no mundo aumenta a cada dia.
Para aqueles que têm alguma médica do uso, existe a opção dos adoçantes dietéticos, mas se sabe também que o uso excessivo causa danos à saúde, além de provocar alteração no paladar.
O ideal mesmo, é que houvesse uma campanha voltada para o aumento do consumo de frutas, alimentos, bebidas naturalmente doces, sem adição de açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário