28 de nov. de 2010

Alimentos industrializados com menos gordura trans

 Indústrias de alimentos reduziram a gordura trans dos alimentos
A gordura trans é a gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. A gordura vegetal hidrogenada faz parte do grupo das gorduras trans e é a mais encontrada em alimentos.
Em 1950, ela começou a ser usada como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Naquela época acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde.
Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total e não diminui os níveis de colesterol HDL no organismo. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias.
Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.
Recentemente, a indústria de alimentos conseguiu reduzir o teor dessa gordura nos alimentos industrializados para números dentro dos limites recomendados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Segundo o Ministério da Saúde, as metas foram estabelecidas em 2007 e previam redução para até 5% de gordura trans no total de gorduras em alimentos processados, e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas.
Nas categorias de margarinas, cremes vegetais, bolos e biscoitos, no entanto, o ministério afirmou que os resultados foram "menos expressivos".
Essa meta de redução de gordura trans nos alimentos foi estabelecida a partir do Fórum da Alimentação Saudável realizado em 2007 pelo Ministério da Saúde (MS) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Outras metas estão previstas como a redução do teor de sal por exemplo. O Ministério da Saúde pretende reduzir o consumo de sal da população brasileira pela metade até o ano de 2020.
Segundo a associação, com a redução cerca de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para os alimentos em 2009, quando comparada com o ano de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário