2 de dez. de 2010

Azeite de dendê pode fazer bem a saúde


O azeite de dendê, um importante ingrediente da culinária baiana pode reduzir os niveis de colesterol e triglicerideos, afirma pesquisa
Estudo realizado na Bahia e publicado em revista científica internacional revela que o azeite de dendê, ingrediente importante na culinária baiana e que dá um sabor todo especial aos mais diversos pratos, quando usado na quantidade certa e cozido no tempo mínimo pode fazer bem à saúde.
A pesquisa revelou que o azeite da culinária baiana pode diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Por duas semanas, um grupo de jovens na faixa dos 20 anos, sem taxas elevadas de gordura no sangue nem sobrepeso, tomou o equivalente a duas colheres de chá de dendê por dia. O óleo era fervido por cinco minutos antes de ser ingerido.
O resultado foi surpreendente para os pesquisadores: a taxa de colesterol total caiu 4%, e a de triglicerídeos, diminuiu 11%, mas os pesquisadores alertam que para fazer bem, o dendê deve ser usado sem exagero.
A pesquisadora Ana Marice Ladeia, orienta que é importante que ele seja adicionado aos alimentos no final, levando o mínimo de tempo de cozimento.
Aliás, toda baiana ou baiano que gostam de cozinhar sabem disso. Sabem também que o produto é de primeira necessidade na culinária local e que deve ser usado com moderação e ser adicionado aos pratos no final, apenas para dar o "gosto e a cor", pois o exagero pode levar a outras complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário