8 de jun. de 2011

Antibióticos estão com os dias contados

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Terapia Celular e Imunologia, em Leipzig, descobriram nos peptídeos (proteínas), usados atualmente no mundo inteiro, uma alternativa aos antibióticos
Desde sua descoberta, os antibióticos estão entre as maiores descobertas da ciência da saúde até hoje.
As bactérias estão cada vez mais potentes, desenvolvendo mecanismos de resistência aos diversos antibióticos.
Quando se pensava que a luta da humanidade contra as infecções estava perdida, em fim, uma luz surge.
A equipe de pesquisadores alemães acaba de encontrar um equivalente terapêutico que pode vir a substituir a penicilina e similares.
Acredita-se que no futuro próximo os peptídeos antimicrobianos assumirão a linha de frente no combate às infecções.
Já foram identificados cerca de 20 curtas cadeias de aminoácidos que matam inúmeros micróbios, incluindo os enterococos, leveduras e “bolores”, assim como as bactérias patogênicas humanas, como a Streptococcus mutans, que faz parte da flora normal da cavidade oral humana e provoca a cárie dentária.
Segundo o Dr. Andreas Schubert, coordenador da pesquisa, mesmo a multi-resistente bactéria hospitalar Staphylococcus aureus não está imune aos peptídeos e, nos testes realizados, o seu crescimento foi consideravelmente inibido.
A eficácia dos peptídeos testados inclui não somente as bactérias e fungos, mas também os vírus lipídicos. Os peptídeos identificados nos testes do Dr. Andreas, não danificam as células saudáveis do corpo, um dado extremamente importante no tratamento de infecções.
Não muito distante, o terror das super-bactérias está com os dias contados.
Vários estudos devem surgir no intuito de busca de alternativas para se vencer essa batalha contra as infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário