Perda de sono reduz níveis de testosterona em homens jovens saudáveis
Segundo estudo publicado na edição do dia 1º de junho do Journal of American Medical Association (JAMA), coordenado por Eve Van Cauter PhD e professor de medicina, homens que têm menos de cinco horas de sono por noite, têm níveis baixos do hormônio masculino, a testosterona, em relação aos que têm uma noite de sono completa.
Níveis baixos de testosterona tem uma série de conseqüências negativas para os jovens, como por exemplo, no comportamento sexual e na reprodução. Além disso, o hormônio é fundamental na construção de força e massa muscular e densidade óssea.
Nos EUA, menos de 15% da população ativa obtêm menos de cinco horas de sono por noite e isso os leva à sérias consequencias
Os individuos estudados tiveram que passar três noites no laboratório do sono e deles era coletado sangue para dosagem hormonal da testosterona.
Os efeitos da perda de sono sobre os níveis de testosterona foram evidentes nos individuos de sono curto. Cinco horas de sono diminuíram seus níveis de testosterona entre 10% e 15%.
Os jovens também auto-relataram seu humor e níveis de vigor ao longo do estudo. Eles relataram uma diminuição da sua sensação de bem-estar quando os seus níveis de testosterona no sangue diminuiu. Seu ânimo e vigor caíam mais a cada dia, como parte da restrição de sono a medida que o estudo progredia.
Os baixos níveis de testosterona está associada a fadiga, diminuição da libido, baixa concentração, baixo consumo de enrgia, além do declinio da massa muscular.
Evidente que mais estudos devem ser realizados para que esta questão seja conclusiva. Mas não resta dúvida que, independente do ciclo hormonal, uma boa e longa noite de sono faz bem à saúde de qualquer individuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário