2 de jun. de 2011

Células-tronco

Paciente em Salvador já movimenta o joelho e consegue pedalar após tratamento com células-tronco
Após um mês e meio do transplante com células-tronco e tratamento fisioterápico, um policial militar paraplégico após um acidente há mais de nove anos, começa a movimentar o joelho e consegue pedalar deixando a equipe médica bastante animada com o progresso.
O transplante foi realizado em 14 de abril em Salvador na Bahia. Os pesquisadores já trabalhavam com células-tronco há mais de cinco anos e antes de ser testada em humanos mostrou bons resultados.
Os pesquisadores usam células-tronco mesenquimais, que tem grande capacidade de se transformar em vários tipos de tecido. Elas são extraídas do osso do quadril do próprio paciente e injetadas diretamente no local onde a coluna foi atingida.
A técnica, desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do Hospital São Rafael, onde fica um dos mais modernos centros de terapia celular do país, é pioneira.
Segundo o neurocirugião e coordenador do programa Dr. Marcus Vinicius Mendonça, em uma semana o paciente já começou apresentar resultados clínicos, uma melhora importante na sensibilidade, melhora na pustura sentada e a evolução é muito boa.
Não se pode afirmar que os pacientes que fizeram ou irão fazer o transplante vão andar normalmente, mas certamente os resultados até então apresentados são bastante animadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário