16 de jun. de 2011

Opção sexual não pode ser mais critério de seleção para doar sangue


A portaria do Ministério da Saúde do Brasil (MS) de nº 1.353 determinou que não pode haver no processo de seleção de doadores de sangue manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.
Indivíduos que têm entre 16 e 17 anos, mediante autorização dos responsáveis e idosos até 68, agora também podem doar sangue. Antes a faixa era de 18 a 65 anos. Com as novas medidas, o MS espera que mais 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores. Espera-se que o Brasil saia das atuais 3,5milhões de bolsas por ano para 4 milhões. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende 5,7 milhões de bolsas ao ano.
Ainda bem que o MS regulamentou o processo de doação no Brasil, acredito que com essa nova regra o número de doadores aumente e acabe ou minimize a deficiência nos reservatórios dos bancos de sangue existentes em todo o Brasil, principalmente, em épocas festivas.
Acho ainda que o MS devesse capacitar todos os hemocentros do país, com infra-estruturas adequadas e profissionais qualificados, além de abastecer com material de alta qualidade, como por exemplo, kits para checagem da qualidade das bolsas de sangue para oferecer mais segurança a quem recebe o sangue. E também inserir na rotina dos bancos de sangue testes laboratoriais seguros e de alta sensibilidade e especificidade, no intuito de evitar resultado falso-negativo para os diversos parâmetros como HIV, hepatites, Sifilis, entre outros. Testes moleculares que diminuam a conhecida “janela imunológica” (período em que o vírus não é detectado no sangue).
Não posso imaginar alguém indo ao hemocentro doar sangue e sendo excluído por opção sexual ou qualquer outro tipo de exclusão que não vai interferir na qualidade do sangue. Acho um passo importante do MS barrando mais essa discriminação.
Discriminação é coisa antiga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário