12 de jul. de 2011

Amnésia alcoólica: esqueço de tudo

Bebida alcoólica em excesso causa perda de memória. Pesquisador americano afirma que não
Não lembrar o que fez, depois de uma boa farra é muito comum. Principalmente se houve excesso. No dia seguinte não consegue se lembrar de nada que fez após um determinado momento do estado alcoólico. Às vezes aparecem algumas lembranças vagas e nada mais.
Alguns estudiosos acreditam que essa amnésia temporária seja a ação do álcool nos neurônios, fazendo com que as lembranças sejam apagadas.
Mas, um recente estudo desenvolvido na Universidade de Washington (EUA), afirma que essa explicação não se aplica.
As células neurais não foram afetadas pelo álcool, afirma o pesquisador Charles Zorumski, responsável pelo estudo. Segundo ele, as informações que deveriam ser recebidas pelo cérebro continuam a ser recebida mesmo depois da ingestão de álcool. A bebida apenas bloqueia os sinais neurais que permitem a chegada das novas informações depois de certo período de embriaguez.
Por isso em determinado estado de embriaguez não se conseguimos lembrar de determinados fatos que ocorreram durante a bebedeira.
Mas de uma coisa e certa, beber em excesso uma vez ou outra na vida não chega a prejudicar quem tem boa saúde. Mas e importante ressaltar que todo excesso frequente e com irresponsabilidade e prejudicial não só a saúde como os que fazem parte do nosso convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário