5 de ago. de 2011

Finasterida aumenta risco de câncer de mama em homens

Substância que ajuda a combater a calvície aumenta o risco de câncer de mama nos homens
A Health Canada determinou que o rótulo das medicações a base da finasterida e seus derivados apresentassem informações sobre os relatos, embora raros, de câncer mamário masculino.
Alguns casos relatados de tumores masculinos em pacientes que fizeram uso de finasterida para queda de cabelo em várias partes do mundo, todos os relatos apresentados revelavam que os pacientes faziam uso de finasterida de 1mg e 5mg. A maioria foi em associação com a formulação de 5mg.
Com base nas evidências da literatura, não se sabe com certeza se a finasterida pode causar câncer de mama, nem se pode descartar a possibilidade neste momento. O que é certo que os pacientes que fazem uso devem ser alertados para essa possibilidade e decidir se vai querer correr o risco de ter câncer ou de ficar “careca”.
Se você faz ou fez uso da fisnaterida e algum tipo de nódulo aparecer na mama, sensibilidade, dor ou secreção mamilar, procure imediatamente um médico para realização de exames específicos, e diagnóstico mais precoce possível.
Se você tem alguma dúvida sobre o uso da medicação procure um profissional farmacêutico ou médico para esclarecimentos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário