Apenas uma gota! além do baixo custo, a rapidez é um fator importante para diagnósticos em lugares onde o atraso social ainda é muito grande
O pesquisador Samuel K. Sia e sua equipe, com o apoio do departamento de engenharia biomédica na Columbia Engeneering, desenvolveram um microchip a um custo de apenas US$ 1, e o aparelho por apenas US$ 100, capaz de diagnosticar doenças como AIDS e Sifilis.
Um dispositivo descartável parecido com um cartão de crédito e que pode produzir resultados de diagnóstico de doenças infecciosas com apenas uma gota de sangue coletado na ponta do dedo.
Essa descoberta é muito importante para diagnósticos rápidos e, principalmente, em regiões onde a atenção à saúde ainda é muito precária. Além da facilidade em realizar e interpretar o teste, o tempo entre o diagnóstico e o tratamento é reduzido sensivelmente. Existem regiões onde até se tem medicamentos para combater determinadas doenças, porém, não se sabe em quem usar, pois o diagnóstico ainda é um fator limitante.
Na Europa em 2010, foi desenvolvida por outra empresa, uma versão para diagnosticar câncer de próstata que já foi aprovada para uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário