10 de set. de 2011

Bioquímicos propõem bloqueio de tumores através do silenciar das conversas entre as células

Bioquímicos pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Tel Aviv University, em Israel, descobriram o mecanismo que faz com que as células alternem entre emissor e receptor, silenciando-se para receber informações de outras células, controlando seu próprio crescimento. A pesquisa foi publicada recentemente no Journal PLoS Computational Biology.
As células sabem quando transmitir sinais e também quando é hora de se calar para que outras células falem. Esse processo de comunicação foi estudado pela equipe de pesquisadores e com essa descoberta pode surgir novas drogas contra o câncer que atingem especificamente essas interações e, se necessário, ainda inibir ou incentivar o fluxo de informação entre as células de modo a interromper a proliferação incontrolável de células cancerosas.
A comunicação de uma célula é mediada pelo "caminho de sinalização Notch", um dos principais canais de interação com as células vizinhas. A informação é transferida entre células quando receptores Notch entram em contacto com as moléculas Delta, ou sinais, de outra célula. Mas quando as moléculas Delta interagem com receptores Notch na mesma célula, Sprinzak descobriu que elas param a atividade de comunicação e evitam a recepção de sinais do mundo exterior.
Os mecanismos de comunicação entre as células é bem mais complexo, porém, os achados dos bioquímicos ajudarão com certeza e surgir novos experimentos e, cada vez mais, contribuir com a luta contra doenças tumorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário