10 de set. de 2011

Gerenciar faz aumentar o tamanho do cérebro e protege de doenças da velhice

Pesquisadores da University of New South Wales, na Austrália, revelam em pesquisa recente que gerenciar outras pessoas no trabalho desencadeia alterações estruturais no nosso cérebro que acaba protegendo o centro cerebral do aprendizado e memória até a idade avançada.
Este descoberta alerta para a importância das pessoas se permanecerem mentalmente ativas e seus benefícios para a saúde do cérebro ajudando a afastar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, por exemplo.
Quem trabalha com gestão de pessoas sabe das demandas mentais exclusivas do dia a dia que requerem uma contínua resolução de problemas, memória de curto prazo e inteligência emocional, como a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.
Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética em um número de indivíduos com 75 a 92 anos de idade, e descobriram maiores volumes no hipocampo nas pessoas com experiência gerencial, mesmo depois de considerar qualquer explicação alternativa possível.
Enquanto muitos participantes do sexo masculino seguiram carreiras tradicionais de gestão, o efeito também foi visto em mulheres que haviam executado funções gerenciais na enfermagem ou no ensino, por exemplo.
Daí a importância de manter-se sempre na ativa em qualquer idade, exercitando-se sempre para que a integridade do cérebro permaneça por muito mais tempo, diminuindo os riscos do aparecimento das doenças neurodegenerativas como Parkison e Alzheimer, por exemplo.
A pesquisa realizada compreende o trabalho de doutorado do Chao Suo, supervisionado por Valenzuela
Exercício em qualquer faixa de idade e sob orientação de profissionais habilitados faz um bem enorme à saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário