Recente estudo de revisão liderado por Dr. Oscar Franco e colaboradores, da Universidade de Cambridge, publicado no British Medical Journal, afirma que comer chocolate pode reduzir os riscos em desenvolver problemas cardíacos em pelo menos um terço
O chocolate contém nutrientes essenciais para dar energia, bom humor e prevenção da insônia. Alguns destes nutrientes estão ausentes em boa parte da dieta e os cientistas acreditam que o chocolate é sua principal fonte.
Dentre os vários nutrientes contidos no chocolate, existe uma substância que estimula os batimentos cardiácos, e que é responsável pelo prazer chamada serotonina.
Várias pesquisas têm mostrando que comer chocolate influência de maneira positiva sobre a saúde humana devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É lógico que esses efeitos incluem a redução da pressão arterial e melhora da sensibilidade à insulina.
Cinco estudos comprovaram uma ligação benéfica entre os níveis mais elevados de consumo de chocolate e o risco de eventos cardiovasculares. Eles mostraram que o consumo mais elevado foi associado com uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e diminuição de 29% em casos de Acidente Vascular Cerabral (AVC).
Nas pesquisas os experimentos não diferenciaram entre chocolate ao leite ou meio amargo e incluíram consumo de barras de chocolate, bebidas achocolatadas, sobremesas e biscoitos à base de chocolate.
É sempre bom observar antes de conclusão, quem são os financiadores dessas pesquisas, pois todos nós sabemos que muitos deles têm interesses na boa imagem do produto no mercado.
Muitos outros estudos devem surgir para decifrar as verdades sobre o doce mais apreciado entre os povos do mundo inteiro.
Aqueles que são loucos por chocolates devem ter cautela ao interpretar os resultados dessas pesquisas, pois todos sabem que o chocolate tem o teor calórico muito grande e pode causar danos a saúde quando consumido em excesso, como por exemplo, obesidade, alterações cardíacas, diabetes, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário