
Níveis do “bom” colesterol (HDL) aumentado reduz o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral nos diabéticos, afirma pesquisa publicada recentemente no American Journal of Cardiology.
Foram examinados prontuários médicos de mais de 30 mil pacientes com diabetes e foi constatado que aqueles com baixos níveis de colesterol HDL sofrem mais infartos e derrames que o restante.
Os pacientes com diabetes formam o grupo mais propenso a sofrer problemas cardíacos, quase 87% a mais que o restante da população, por esse motivo os pesquisadores usaram na pesquisa.
O estudo liderado por Dr. Gregory Nichols, acrescenta evidências de que ao aumentar os níveis HDL pode ser uma estratégia importante para reduzir o risco de ataque cardíaco.
Foram observados que 61% dos pacientes não apresentaram mudanças significativas dos níveis HDL, 22% mostraram aumento de pelo menos 6,5mg/dL no sangue e 17% dos casos indicaram baixa de pelo menos a mesma quantidade.
Mensurados os níveis de colesterol, os pesquisadores monitoraram os pacientes durante oito anos para constatar se foram hospitalizados por ataque cardíaco ou derrame cerebral.
Os pacientes cujos níveis de HDL cresceram tiveram 8% a menos essas duas doenças que aqueles cujos níveis permaneceram estáveis.
Pelo contrário, os que experimentaram uma queda de "colesterol bom" tiveram 11% a mais de ataques e derrames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário