20 de nov. de 2011

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é comemorado no Brasil desde 1960, o Dia da Consciência Negra. Uma data dedicada à reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida porque neste mesmo dia ocorreu a morte do herói brasileiro, Zumbi dos Palmares, em 1695, que lutou contra a escravidão no tempo do Brasil Colônia.
Mas, lanço a pergunta que não quer calar: por que tem que existir um dia da consciência negra? Por que não temos o dia da consciência branca? Por que tem que existir um dia para consciência? Será que essa consciência não deveria existir no dia a dia de cada brasileiro?
Da mesma forma que muitos brancos foram importantes para construção da nossa história, o negro teve papel mais que fundamental. Sua contribuição na política, social, religiosa e gastronômica do nosso país foi decisiva para formação da nossa cultura. Inclusive na formação racial. O Brasil é um país de miscigenados, na sua grande maioria, formando uma população de grande importância para ciência, por exemplo.
Essa importância deve ser inserida nas mentes humanas em todos os dias e momentos e não apenas um único dia.
O governo brasileiro deveria tornar obrigatório que todas as escolas (públicas e particulares) incluir na sua grade curricular temas que relatem a importância que o negro tem dentro da construção da nossa história. Talvez assim, num futuro próximo, possamos a enxergar o negro de forma igualitária.
Conviver com as diferença é saudável e necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário