Um filme que não emociona, não mostra de verdade a beleza do espiritismo de Chico Xavier.
Só lhe deixa com medo, pavor... de morrer
Só lhe deixa com medo, pavor... de morrer
"Nosso Lar", o filme que tanto se fala não passa de uma produção fraca sem nenhuma emoção. Os atores que trabalham no filme, não transmitem a beleza do mundo espiritual que é passado pelo imortal e divino Chico Xavier. As obras sobre espiritismo que conheço, que vejo nas novelas, no cinema e nos livros mostram um mundo espiritual que te leva à paz e conforto, que explica uma série de situação da vida, um "não medo de morrer". Esse "nosso lar" é muito horrível, péssimo, angustiante e sem emoção. Eles passam a idéia de quando se morre se passa por um tal de "umbral" (tipo um inferninho, estágio purificador dos espiritos, principalmente, aqueles que fizeram maldades na terra), é um horror. Um monte de gente suja de lama com jeito de quem fede muito, gritos, sussurros, sofrimentos...um tormento. Depois você é levado para um hospital ultra moderno, todo sofisticado, com camas que flutuam, telas de led... Em seguida você é levado para uma cidade tipo Brasilia da era moderna, com tudo que tem numa cidade futurista. É também apresentado um local tipo "lan hause" para aqueles que queiram enviar alguma mensagem aos que ficaram na terra, até notebook tem, só faltou ter twitter, facebook, orkut...em fim, umas coisas completamente loucas, nojentas, sem lógica... e que só te dar pavor em morrer.
O filme deveria ser baseado em um dos livros psicografados pelo grande médium brasileiro Chico Xavier, que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz. Eu digo deveria, por que certamente o livro não está representado na tela.
No movimento espírita brasileiro essa coleção é também conhecida como Série Nosso Lar. Clássico da literatura espírita brasileira. Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. Nosso Lar obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura.
Acredito que os produtores gostaram da produção e resposta do filme Chico Xavier e quiseram "pongar" no sucesso do filme.
Não entendo por que esse Nosso Lar, o filme, está tendo esse sucesso de bilheteria. Acredito que, assim como eu, muita gente saiu ou vai sair dos cinemas do Brasil com a mesma senção que tive. Angustiado e decepcionado.
Não recomendo!
Estava interessado para assistir esse filme, mas com esse resumo agora... rs
ResponderExcluirVou baixar no laptop para assistir aqui no exterior e dar meu veredicto.
Grande abraço Gil (acostumado com os "recomendos" no e-mail, 1ª vez que enviou um "não recomendo" hehe)
Pois é Davi!
ResponderExcluirFiquei tão decepcionado com a produção e atuação dos atores e autores do filme que resolvi não recomendar...!
A mídia está fazendo tanta "zuadeira" aqui no Brasil, que as expectativas ficam em alta e quando vc chega lá, nada.
A proposta minha é essa. Quando for bom, recomendo, quando não, não recomendo. Mas é importante mesmo assim as pessoas assitirem e discutirmos aqui e crescermos juntos.
Abs