31 de out. de 2010

Consumo de peixes gordurosos pode proteger a gengiva de doença

Estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association indica uma prevalência de periodontite de 8,2% que seria reduzida em 20% entre aqueles com maior consumo do ácido docosahexaenoico (DHA), um tipo de Ômega 3 encontrado em peixes gordurosos.
Foi observada também a proteção contra a doença na gengiva com ingestão de outro tipo de Ômega 3 conhecido como EPA, foi menor , e foi insignificante como o consumo de ácido linoléico.
O hábito de comer mais peixes gordurosos como salmão, sardinha, e o atum pode contribuir na prevenção da periodontite. Segundo estudo da Universidade de Harvard no EUA.
Estudando os dados de mais de 9 mil adultos, os pesquisadores notaram que aqueles que ingeriram mais peixes ricos em Ômega 3 tinha uma redução importante nos riscos de ter a doença.
Segundo o pesquisador Sghar Z. Naqvi, o consumo de Ômega 3, principalmente o DHA e EPA é inversamente associado à periodontite na população do Estados Unidos. Mas muitos outros estudos devem ser realizados para reafirmar o valor terapêutico do Ômega 3 no tratamento das doenças da boca.
Independentemente da prevenção da periodontite, o hábito de ingerir esse tipos de peixes ricos em Ômega 3, traz benefícios diversos à saúde do homem como: boa concentração; motivação; habilidades motoras; velocidade de reação; neutralização do estresse; boa memória.
As fontes principais de Ômega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.
Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Omega-3.
Além de todos esses benefícios para o cérebro, o Ômega-3 atua na redução dos níveis de triglicérides e consequentemente reduzir os riscos de doença do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário